top of page

Quem inventou os Macarons ?



Os macarons tornaram-se hoje doces famosos na França. Bolo pequeno, macio e redondo, com diversas cores e sabores, o macaron é um grande sucesso. Mas quem inventou o macaron e qual é a sua origem? Veremos que sua história é longa e variada.


A origem dos macarons

A história do macaron começa na Idade Média

Segundo vários historiadores da alimentação, os macarons foram criados nos países árabes quando os europeus começaram a navegar para longe de suas terras.

Depois, durante o Renascimento, apareceram na França graças a Catarina de Médicis durante seu casamento com o duque de Orléans, futuro rei da França.

O macaron de época também era preparado com amêndoas, açúcar e clara de ovo, mas na época era em forma de biscoito simples. Ainda estamos longe da pastelaria essencial da atualidade.


Um biscoito que fez efeito na França

Após o aparecimento desta pastelaria em França, muitas regiões adotaram e adaptaram a receita. É essa emulação que torna fascinante a origem dos macarons. Por exemplo, o macaron Lorraine foi inventado no século 18 sob a égide das Dames du Saint-Sacrement. Há também o macaron Boulay cuja receita remonta a 1854. Os macarons com receitas regionais são vendidos em Montmorillon ou em Ardèche com o Joyeux Ardèche. Em Paris, só em 1830 é que os pasteleiros parisienses decidiram montá-los dois a dois, guarnecendo-os com uma pequena compota chamada “ganache”. Depois, a loja Ladurée, uma das mais conhecidas, popularizou-a batizando-a de “Le Macaron Parisien”.

Sabores como pistache, framboesa, avelã e baunilha são sabores clássicos de macaron. No entanto, grandes marcas como Ladurée e Picard desenvolveram novos perfumes originais e não há dúvida de que outras criações verão a luz do dia muito em breve.

A literatura, muitas vezes útil para datar acontecimentos da vida quotidiana, menciona a criação do macaron já no século XVI. Rabelais foi assim o primeiro escritor a falar deste “pastelinho redondo”.


Por que os macarons são redondos?

Existe uma lenda em torno da forma redonda. A história do macaron conta que um monge costumava amassar pasta de amêndoa sem camisa. Um dia, muito cansado, caiu de cansaço e deixou um rastro do umbigo na massa. Neste momento, o macaron assumiu a forma de um círculo.

Uma lenda muito original cuja veracidade nunca foi comprovada.

Comments


logotipo do whatsapp para contatar a empresa
bottom of page